Os
conteúdos zoológicos contribuem para o conhecimento dos alunos do Ensino Básico
e sua finalidade é evitar concepções errôneas sobre os animais. O nosso objetivo
foi conhecer as concepções sobre o planejamento das práticas didáticas atuais
do Ensino de Zoologia no Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Manaus. Para
tal fim, foram visitadas 33 escolas da Secretaria Municipal de Educação na Zona
Leste da cidade, com participação de 46,5% dos professores de Ciências e 52%
pedagogos. Na coleta de dados foram utilizados questionários com questões
abertas, fechadas e fechado-abertos. Para a analise dos dados foi utilizado à
percentagem absoluta e análise qualitativa. Encontramos que a formação inicial
do pedagogo com o objetivo de assistência pedagógica ao professor no
planejamento do conteúdo específico é superficial. O planejamento é normalmente
disciplinar e individual, e leva em consideração a orientação do livro didático
e auxílios de outros docentes, mas há ausência da teorização pedagógica por
parte dos pedagogos.

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